cobra

cobra

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A jararaca é uma das mais conhecidas cobras venenosas do Brasil. O povo, por isso, costuma chamar de jararacas as pessoas ruins, principalmente as sogras. A jararaca pode alcançar mais de 1 m de comprimento. Ocorre desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia e leste de Mato Grosso. Vive em campos, bosques e sobretudo campos cultivados, onde existe grande número de roedores, que constituem sua alimentação.




As cobras venenosas do Brasil são facilmente identificáveis por causa da fosseta loreal. Essa fosseta consiste em dois orifícios situados entre a narina e o olho, um em cada lado da cabeça.



Com exceção da coral-verdadeira, todas as cobras venenosas do Brasil apresentam fosseta loreal. Assim, estando uns 3 a 4 m da cobra, pode-se saber se ela é ou não venenosa.



As jararacas são animais ovovivíparos. Isso significa que o embrião se desenvolve completamente dentro do ovo, mas esse ovo fica situado no oviduto da fêmea, ou seja, o ovo é "chocado" dentro da fêmea. As jararacas têm por vez de 12 a 18 filhotes.

Um comentário:

  1. Querido filho que interessante este seu post, muito instrutivo, um grande beijo em seu coração, sua mamãe que tanto o ama.
    Dany Garcia

    ResponderExcluir